Benefícios do Yoga para Crianças

18-03-2021

O yoga é a arte de conexão entre dois mundo absolutamente distantes e inseparáveis: a nossa consciência e o mundo lá fora estão indelevelmente interligados, e é fundamental incutir este saber às crianças de hoje. Para bem de todos! E sobretudo de todos os pais e mães deste universo.


Então o que é o yoga?

O yoga é a ciência do espírito, da conexão com o Eu superior, da harmonia com a vida.

No mundo oriental, o Yoga é a prática para atingir a libertação (moksha) do mundo material (maya). Porquê? Porque oferece um caminho prático para alcançar essa libertação.

No mundo ocidental o yoga que se tornou mais conhecido é o Hatha Yoga, o yoga das posições corporais, asanas, e que são entendida pelo budismo e jainismo como formas de criar posturas com o corpo que o conectem com o universo, como meio de purificação e enfim libertação do mundo das ilusões - maya, novamente.

Este maya, termo sânscrito, remete para a consciência inferior, o tal ego de que ouvimos falar tantas vezes. E o que o yoga ajuda a alcançar é precisamente a libertação de um mundo impregnado de materialismo e egocentrismo para nos aproximar dessa consciência superior que nos conecta com o nosso Eu sagrado, interior - e de onde sai a nossa mais pura verdade sobre nós mesmos.


E porque devem as crianças fazer yoga?

Quando principiamos a pratica do yoga, entenda-se o Hatha Yoga, mais adequado para a iniciação de crianças - o que é incutido à criança é o exercício de concentração na própria respiração. Este simples exercício vai mudar a percepção que a criança tem de si mesmo. Vai alertar os seus sentidos para algo que talvez ela nunca tenha percebido sobre si, chama-se auto-consciência. A tomada de consciência sobre o seu corpo, e os limites do seu corpo vão transportar aquela criança para a imensidão do que ela é, e pode ser, e do que não é, e nem quer ser. Este é a primeira grande lição do yoga na vida de uma criança. Conhecer-se a si mesma.


Como incutir a prática do yoga nas crianças?

Aqui os pais têm papel crucial. Sem a vossa intervenção dificilmente a criança vai ter acesso a este prodígio de conhecimento. Por isso, se sentir que faz sentido, procure opções de yoga para crianças na sua zona de residência. Há cada vez mais alternativas. E claro, não descanse emquanto não encontrar o professor certo para o seu filho. Como em todas as profissões, há melhores e piores. Posso dizer que a minha primeira experiencia de yoga não foi das melhores. Mas hoje sinto-me feliz por não ter deixado de procurar, pois é algo que pratico autonomamente há já muitos anos. E sim, adoraria ter iniciado este percurso enquanto criança : )



Continuando, a pratica de yoga só vai ser agregada àquela criança quando essa criança perceber nela mesma as melhorias na sua própria vida. No seu corpo. No seu bem estar geral. E na felicidade que pouco a pouco se vai percebendo constante, regular e sem acessos fulminantes de descontrolo - algo que percebemos nas nossas crianças de hoje em dia. ( Este "hoje em dia" vai encontrar grande razão de ser nas suas hiper agendas sobrelotadas e nos seus quotidianos quase 100% digitais. E é por isso mesmo, cada vez mais importante combater essa tendência e oferecer à criança um ponto de equilíbrio. Não os podemos afastar da era digital - que contracenso seria esse, afinal !? 

Mas podemos e devemos fazer os possíveis - ao nosso alcance - para lhes proporcionar meios de refúgio. É mesmo esse o termo, refúgio: um ligar onde podem sentir o oposto ao que a sociedade presente exige deles durante todo o dia, toda a semana, todos os meses, ano após ano. E este paradigma não vai inverter, pelo contrário. Por isso, sim, é essencial que os pais intervenham na qualidade de crescimento das suas crianças.

Então, se temos uma criança que começa a perceber e a sentir que se sente melhor com a pratica do yoga, o que acha que ela lhe vai pedir?

Antes disso, estimado pai/mãe, há uma agradável e enorme probabilidade de você mesmo sentir estes benefícios naquela criança.


Quais são os benefícios da prática do yoga para crianças?

1 - Capacidade de concentração vai melhorar a olhos vistos. Isso será perceptível pelo professor daquela criança no ensino escolar - algo que o pai/mãe poderá constatar num futuro próximo. Essa capacidade de concentração é um dos maiores benefícios do yoga e o seu estágio seguinte é a capacidade para meditar. Sim, a meditação está inerente à prática de yoga.

2 - Meditação. O yoga é o meio prático pelo qual poderá instruir o seu corpo para a prática da meditação. O melhor início para um dia atingir o hábito de meditar - tenha a idade que tiver - é a prática do yoga.

3 - Calma e tolerância. Quando aprendemos a escutar o nosso corpo, há um inerente relaxamento interno que não é dissociável. Aquele que pratica yoga aprende a observar o mundo externo com outros olhos. Porquê? Porque está a aprender a observar o mundo interno com outros olhos também!

4 - Conexão e Empatia. Ao estarmos mais atentos ao nosso corpo e aos seus limites, começamos a sentir empatia pelo outro e a reconhecer no outro as suas próprias dificuldades e o seu sofrimento. Aqui a criança aprende a perceber que a sua dor, é também a dor do outro. Que todos temos sentimentos e que é importante eu ter consciência dos sentimento do outro - para que isso possa ser um estímulo para o ultrapassar dos seus desafios pessoais.

5 - Limites pessoais. O yoga testa constantemente os limites daquele corpo, e vai sempre exigir mais e mais flexibilidade. E o extraordinário é que todo p praticante de yoga vai comprovando para si mesmo que a sua capacidade aumenta de dia para dia. Como? Com esforço. E este exemplo é um excelente argumento para qualquer pai provar àquela criança que ela é capaz, quando ela decidir dizer-lhe: " Não consigo!".

6 - Libertação de emoções: anular a pouco e pouco aquelas emoções que bloqueiam o bem-estar da criança, ou do adolescente, e que podem condicionar seriamente a sua felicidade. Falamos de libertação de raiva, do stress familiar e escolar, da angústia que advém da perda, da auto-sabotagem que decorre da pouca auto-confiança que a criança tem em si mesma, e de alguma timidez que ainda não tenha sido trabalhada.

7 - Saúde. Esta libertação de emoções decorrentes do simples facto de a criança estar a conhecer melhor o seu corpo, e a focar-se mais no seu corpo, vão conduzi-la a um estado de saúde integral que perdurará para o resto da sua vida.


Mas não se iluda, nada se consegue de um dia para outro. Para se ganhar uma medalha de competição quantas horas de treino são precisas? Perguntes isto ao seu filho quando ele precisar de um incentivo ; )


Há ainda um inestimável benefício da prática do yoga para o ser humano enquanto ser espiritual, e isso remete para o que é Karma, de onde ele vem, e o que podemos fazer para o "limpar". Porém, hoje vamos ficar pelos benefícios do yoga para crianças - esses sim, mais imediatos e visíveis.

Então... vamos experimentar?