o que é ?


O que é Programação Neurolinguística ? 


Educar, orientar, motivar e gerir ...

A PNL é uma ferramenta de cognição e linguística cujo foco é trabalhar os recursos internos da pessoa, conduzindo-a ao melhor de si mesma. 

Programação - os nossos padrões de comportamento e pensamento

Neuro - o entendimento do cérebro e seu funcionamento

Linguística - os aspectos da comunicação utilizados por nós - verbais, e sobretudo não-verbais



Origem PNL

Nasce nos princípios da década de 70 pelas mãos de um estudante e um professor da universidade da Califórnia (entre outras pessoas sempre agregadas) que se entusiasmaram pelo estudo do comportamento padrão de terapeutas à época bastante bem sucedidos. Interessaram-se pelo  "poder de infuenciar" os seus pacientes até à superação dos seus traumas. Nem eles mesmos sabiam exactamente o que faziam até que Bandler e Grinder estruturaram todos os seus procedimentos. E desse estudo exaustivo que ambiciona modelar a excelência do ser humano resulta o livro intitulado " A estrutura da magia " em 1975. Seguem-se anos de investigação porém, a sua base fundacional ficaria para sempre remetida à análise da terapia Gestalt do psiquiatra Fritz Perls, da linguagem ericksoniana do hipnoterapeuta Milton Erickson e da estrutura terapêutica familiar da educadora social Virgínia Satir. 



E fará sentido?

Estamos imersos numa sociedade de conhecimento sobre a qual a PNL pode dar uma ajuda na compreensão da diversidade cultural em direção ao mútuo entendimento entre as partes. A informação é energia, que se quer cada vez mais e melhor mobilizada no sentido de encontrar novas respostas para velhos paradigmas, conflitos e incongruências.

A PNL vem pois introduzir um desenvolvimento pessoal e humano que se baseia sobretudo no    " aprender a aprender ", ou no estar aberto a receber a informação de outra forma - se esta for mais ecológica, com benefício, para nós mesmos, e aos que nos rodeiam.

A PNL é um mundo fascinante, e sobretudo muito humano. Profundamente interligada ao bem estar da pessoa, essencialmente preocupada com a expressão optimizada do ser humano e absolutamente comprometida com a utilidade e aproveitamento de cada uma das nossas vidas.

Em sintonia irrefutável com os avanços da neurociência, a PNL afirma que a nossa forma de absorver a informação - quer ela seja de âmbito interno ou externo - pode ser reestruturada, reaprendida, reflectida, reeducada ou mesmo recatalogada.



Como ? 

Porque o cérebro vive em contínua evolução - ao contrário do que se acreditou durante as últimas décadas - que diria os últimos séculos! Como evolui? Autoregenerando-se - se e só se - o individuo decide intervir, invadir e interferir no pré-arranjo que o próprio cérebro estabeleceu que seria o correcto para si.



Porquê ? 

Porque o cérebro é um músculo extremamente flexível e muito inteligente no que respeita a aprender novos caminhos.

E o que decide que aquele modelo (esse com que nascemos e afinal de contas nos acompanha fielmente desde que nos conhecemos) já não é válido? Precisamente o nosso estado emocional geral! Esse que nos atropela subitamente e vem gritar-nos ao ouvido que algo de muito precioso na nossa vida se está a esvair - quem sabe, por um caminho que não é o nosso. Aqui surge a angústia, a tristeza e a sensação de que " quero saber mais do que isto...!"




O que é Coaching ?



Criar... e Mudar!

O Coaching é um processo racional de auto conhecimento e superação interior que permite que a pessoa mude os paradigmas que estão a bloquear o seu progresso, e a causar frustração ou desânimo geral na sua vida.

É a arte de conduzir o outro ao lugar onde ele descobre, por si mesmo, que quer chegar. A ser exercido com idoneidade e profundo respeito pelo espaço e tempo de cada um, pode ser uma das alavancas mais promissoras a que o ser humano se pode apoiar. Não julga, e não olha para o passado, mas sim adiante... onde há caminho para percorrer! É realista e vê uma intenção positiva em tudo o que foi, e não precisa regressar.

Existe uma única regra para que o processo funcione: a Vontade de Mudar...

Como? Através de uma compreensão clara e evidente dos próprios recursos como ferramenta para reprogramar a nossa conduta de vida. É pois nesta tomada de consciência que a programação Neuro-linguística vem dar um apoio não apenas saudável mas também consistente e perene.




Que diferença faz um Coach?


      

  • ressignificação do passado
  • alívio emocional e reconciliação interior
  • valorização pessoal
  • motivação
  • confiança
  • auto-conhecimento
  • hábitos mais eficazes
  • harmonização com o exterior
  • segurança perante o outro ( adulto, adolescente ou criança )
  • alcance objetivos de vida ....



Para uma mudança da História Pessoal, quando percebemos que isso nos pode ajudar a prosseguir com a nossa vida !



Intelligence - Aprender a interpretar a nossa própria inteligência e a filtrar o que realmente importa no meio que nos rodeia.

Happiness - Entender o que é que nos faz realmente felizes ...

Strengths - Uma oportunidades para descobrir os próprios talentos.

Faster - O Coach torna-se num veículo para nos ajudar a chegar ao ponto fulcral mais depressa.

Limits - Enfrentar os próprios medos, reconhecer a zona de conforto e descobrir o nosso melhor.

Tools & Ideas - Os Coaches estão treinados para propôr novas abordagens, e têm sempre dicas inspiradoras para partilhar contigo.

Side by Side- O Coach relembra sempre o Coachee sobre aquilo que ele diz que vai fazer.

Habits - Ajudar a detectar hábitos na nossa vida que não são benéficos para nós.

Equilibrium - Aprender a dizer " não " a nós mesmos, e aos outros.

True me - Descobrir quem realmente somos, e trabalhar em sintonia com isso mesmo.

Peace - Quando conseguimos alinhar todos os nossos valores, o que experimentamos é harmonia interior...



Joana Fonseca

https://www.pnl-coachingeducacionais.com/o-que-e-pnl/


Código ética da profissão de Coach

Sociedade Portuguesa Coaching