O Círculo de Excelência para Crianças

18-03-2021

O Círculo de Excelência para Crianças é uma técnica de PNL adaptada para crianças. Pode ser para adultos e aplicada a diferentes sentimentos. No entanto, Autoconfiança é aquele sentimento que melhores resultados nos traz quando imaginamos este círculo.


Vamos experimentar? 

Esta é uma técnica de projeção para o futuro e ajuda a gerar autoconfiança no seu filho num determinado momento da sua vida.

Aqui vamos precisar da capacidade de imaginação da criança (ou adulto) para imaginar algo que ainda não aconteceu. Como fazemos?

Passo a passo:

1 - Vamos começar por pedir à criança que se recorde de um momento da sua vida em que ela se sentiu muito feliz. Mais do que isso, muito autoconfiante. Este momento pode não ser alegre. O importante é que ela tenha sentido que "estava sob controlo da situação". Peça-lhe que identifique e recorde esse momento. Peça para ela descrever o que está a ver desse cenário. Como são as cores, que sons consegue ouvir ou recordar? E principalmente peça-lhe para lhe dizer como se está a sentir.


2- Depois de gravado esse momento, na memória, peça à criança para imaginar um círculo desenhado à volta dos pés. Diga-lhe que esse círculo pode ter as cores que ela quiser, e tudo o que ela lá quiser colocar para ficar mais bonito. Agora, de pé, peça à criança para imaginar que dentro desse círculo, além de tudo o que ela colocou está o sentimento de confiança que ela lhe descreveu antes. Naquele cenário e naquele dia que ela lhe identificou.


3 - Olhando para o círculo e colocando dentro dele este sentimento, peça-lhe que entre literalmente no círculo imaginado à volta dos seus pés. Se for mais fácil, desenhe um círculo à volta dos pés da criança. Mas melhor que isso, é pedir-lhe que seja ela a fazê-lo, caso necessite.


4 - Uma vez dentro do círculo, diga-lhe que este é o seu círculo de excelência, único e apenas dela. Peça-lhe para ela acrescentar cores, brilho, som... o que quiser, para ficar ainda mais bonito.


5 - Quando atingir o auge do estado autoconfiança, peça-lhe para sair do círculo, e deixe dentro dele tudo o que sentiu. Que ao sair do círculo, olhe para ele e relembre tudo o que ele significa. Se necessário, repita o processo.


6 - Fora do círculo peça à criança para pensar numa situação específica do futuro em que vai necessitar de se sentir com muita autoconfiança. Onde é esse lugar? Que pessoas vão lá estar? O que vai estar ela a fazer que a assusta? OU transmite medo? Peça-lhe que descreva com pormenores esse momento que ela vai saber projetar na sua mente. As crianças conseguem imaginar situações futuras com grande facilidade. Insista nos pormenores. Quanto melhor ela imaginar esse momento, melhor.


7 - Agora peça-lhe para entrar novamente no maravilhoso círculo de excelência que ela criou. Deixe que ela recupere a sensação de autoconfiança que "ficou dentro do círculo". Agora peça-lhe para relembrar essa situação de medo que ainda não aconteceu e deixe que ela sinta. Alguns momentos de silêncio aqui são prodigiosos. Não apresse este momento.


Perguntas finais:

" Achas que quando chegar este momento em que sentes medo, te poderias lembrar deste teu círculo maravilhoso que criaste? Deixe-a pensar nisto. Com calma.


" E se nesse momento difícil para ti te lembrasses deste momento bonito que acabámos de crias? Será que te sentirias mais forte? E com coragem? "


A criança pode sair do círculo.


NOTA: No dia em que a situação de medo/ falta coragem estiver para acontecer, relembre a criança do seu círculo. Mas mais do que isso, diga-lhe que ela se poderá lembrar deste círculo sempre que precisar de sentir coragem ou autoconfiança. E pode fazê-lo sozinha.

Linguagem PNL:

Se o estado estiver ancorado, observará os micro-sinais faciais da criança e a sua postura nos diferentes cenários imaginados. Quando chegar o momento previsto, a âncora vai disparar automaticamente - basta imaginar o círculo!

Pode repetir o exercício as vezes que quiser, e para diferentes estados emocionais. Sem limites.


Ver artigo "Como gerar autoconfiança no meu filho?".


Joana Fonseca

www.pnl-coachingeducacionais.com 

Neuro coach educacional